A ilustração científica é uma interface entre arte e ciência e seu objetivo é criar representações didáticas e documentais como arquétipos da espécie, infografia, livros e outras publicações.
Área de atuação
Somando estudos e interesses em artes e ciências naturais, trabalho desde o conhecimento da pesquisa científica em questão e análise dos objetivos didáticos do projeto, até a produção de peças gráficas impressas ou digitais, passando pelas etapas de desenho, pintura, tratamento digital, arte-finalização e infografia.
Projeto “Beija-flores da Serra do Cipó”
Atualmente estou finalizando um extenso projeto de ilustrações para o livro, ainda em produção, “Beija-flores da Serra do Cipó”, dos pesquisadores Dra. Licléia da Cruz Rodrigues, bióloga e doutora em “Ecologia e Conservação”, e Dr. Marcos Rodrigues, biólogo e doutor em “Zoologia”.
Como o livro ainda não foi lançado, as ilustrações ainda se encontram em sigilo editorial, mas é possível ver aqui algumas imagens do processo de trabalho.
Após uma pesquisa bibliográfica inicial, incluindo a tese de doutorado da Dra. Licléia da Cruz Rodrigues, “Beija-flores e seus recursos florais em uma área de campo rupestre: composição de espécies, sazonalidade e rede de interações”, e estudos de espécies taxidermizadas nos laboratórios da UFMG, participei de duas visitas de campo ao Alto do Palácio, na Serra do Cipó - MG, para acompanhar a pesquisadora e observar os beija-flores em seu habitat natural.
Em seguida, dei sequência aos rascunhos, montagem das pranchas e desenhos à lápis de cor aquarelável. Após etapa de revisão dos pesquisadores, as imagens receberam tratamento digital e preparação dos arquivos para impressão do livro.